twitter
rss


Atividade: brincadeira sobre Falha na Comunicação
Objetivo: identificar o domínio dos alunos em relação a interpretação de uma mensagem e perceber a importância do ato de se comunicar.
Anos: 4º ano
Material Necessário: folhas de sulfite com as respectivas mensagens.

MENSAGENS:

GRUPO 1
De: Diretor Presidente
Para: Gerente

Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17hs, o cometa Halley passará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, por favor, reuna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu. Sendo assim, todos deverão dirigir-se ao refeitório, onde será exibido um filme-documentário sobre o cometa Halley.

GRUPO 2
De: Gerente
Para: Supervisor

Por ordem do Diretor Presidente, na sexta-feira, às 17hs, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúna os funcionários, todos de capacete de segurança, e os encaminhem ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 76 anos a olho nu.

GRUPO 3
De: Supervisor
Para: Encarregado de Produção

Na sexta-feira, às 17hs, o Diretor, pela primeira vez em 76 anos, vai
aparecer no refeitório da fábrica para filmar a Banda Halley, o famoso cientista nu e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois será apresentado um show sobre a segurança na chuva. O Diretor levará a banda para o pátio da fábrica.

GRUPO 4
De: Encarregado de Produção
Para: Mestre

Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio da fábrica na próxima sexta-feira, às 17hs, pois o Diretor manda-chuva e o Sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme "Dançando na Chuva". Caso comece a chover mesmo, é para ir pro refeitório de capacete na mesma hora. O show será lá, o que ocorre a cada 76 anos.

GRUPO 5
De: Mestre
Para: Todos os Funcionários

Na sexta-feira, o chefe da Diretoria vai fazer 76 anos, e liberou geral pra festa, às 17hs no refeitório. Vai estar lá, pago pelo manda-chuva, Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete, porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto até no pátio, mesmo com chuva.

1ª etapa Converse com a turma sobre a atividade que você vai propor, explicando que ela será importante para o planejamento das próximas aulas e vai ajudar todos a escrever e interpretar com mais segurança.
A tarefa é separar a classe em grupos, distribuir as mensagens e fazer com que eles identifiquem as falhas nas mensagens e o que mudou de um grupo para outro.

2ª etapa Depois das leituras, converse sobre as mensagens, sobre as diversas formas de comunicação e sobre a importância de saber escrever e interpretar um texto cuidadosamente.
Vale explicar que quando uma mensagem tiver que percorrer muitos elos de uma cadeia de comunicação, a probabilidade de ocorrerem distorções é muito alta. Seja pelo subjetivismo que faz com que as pessoas tendem a valorizar aspectos diferentes de uma mesma informação, seja pelo famoso princípio de “quem conta um conto, aumenta um ponto”. Assim, qualquer que seja o canal utilizado para a transmissão de uma mensagem, vale verificar se o que foi recebido confere com a intenção original.
Pode-se discutir também sobre o uso da internet e como filtrar as informações.
Por fim, peça que os alunos a escrevam por conta própria e troquem informações entre eles.





0 comentários:

Postar um comentário